
O Power Monitoring Expert (PME) é um software da Schneider Electric para monitoramento e gestão de energia, que se integra a dispositivos inteligentes da rede elétrica. Oferece uma interface intuitiva, alta segurança cibernética e ferramentas avançadas como dashboards, alarmes e relatórios, facilitando a análise, a tomada de decisões e a eficiência energética e operacional.
Para quem?
Para empresas dos segmentos de transmissão e de distribuição de energia elétrica, o PME pode ser uma excelente ferramenta para o monitoramento remoto e integrado de subestações. Também é possível desenvolver uma gestão robusta de suas instalações através dos recursos de notificações e alarmes para eventos e de relatórios automáticos de demanda e consumo que facilitam o compartilhamento dos dados da medição.
Para empreendimentos de geração, o PME pode ser ferramenta fundamental para gerir as medições individuais ou agregadas dos geradores através de gráficos, tendências, e relatórios automáticos. O PME permite a monitorização de dados históricos e em tempo real, o levantamento de perfis históricos de geração e a criação de relatórios para campanha de qualidade de energia elétrica.
O PME é a solução ideal para otimizar o desempenho energético da sua indústria, permitindo análise e comparação entre máquinas, setores e processos. Com controle preciso de utilidades (WAGES – Água, Ar, Gás, Eletricidade e Vapor) e medição estratificada, ele identifica desperdícios e viabiliza maior eficiência e elaboração de planos de manutenção. Além disso, monitora parâmetros críticos como harmônicas e fator de potência, garantindo qualidade e confiabilidade da energia consumida pela planta. Transforme dados em insights valiosos, reduza custos e eleve a sua competitividade.

Grupos de geração, transmissão e de distribuição

Empreendimentos de geração

Indústrias
Benefícios
- Escalabilidade
- Oferece cibersegurança com estratégias de defesa multicamada em atendimento à norma IEC 62443;
- Permite a alocação de custos setoriais (rateio de custos energéticos);
- Proporciona redução de custos operacionais;
- Confere maior confiabilidade no processo de produção:
- Proporciona manutenções preventivas direcionadas;
- Proporciona redução do número de paradas;
- Permite a identificação antecipada dos problemas de operação;
- Proporciona a otimização do uso dos equipamentos;
- Acompanhamento do desempenho do processo;
- Investimentos assegurados e justificados.
- Proporciona produção em alto rendimento por mais tempo;
- Aumenta a efetividade na manutenção e na identificação de problemas;
- Reduz os custos relacionados com a energia;
- Garante a confiabilidade da rede elétrica e reduz o tempo de inatividade;
Detalhes da solução
O PME utiliza uma estrutura de licenciamento escalável e modular onde diferentes licenças permitem diferentes funções no software. Após a aquisição da licença base, a expansão do sistema é realizada através das aquisições de licenças individuais para inclusão de novos dispositivos.
Recursos
- Diagramas e Dashboards: esquemas de medição estratificados, gráficos com comparativos e históricos das medições;
- Alarmes e eventos: sinal sonoro de aviso, classificação por criticidade, customização com base em critérios ou metas do usuário;
- Gráficos para tendências de uso de energia em tempo real (kW, volt, amp e kWh) ou qualquer medida suportada por equipamentos medidos, tais como geradores e aparelhagem AT / BT KPIs;
- Relatórios automáticos nos formatos Excel, Excel(xlsx), Tiff, PDF, HTML e XML;
- Interface web customizável;
- Monitoramento e relatórios de energia em tempo real;
- OPC server para integração com equipamentos ou sistemas de outros fabricantes;
- Suporte a WAGES;
- Registro automático em banco de dados.
Formas de comunicação com dispositivos
- Comunicação direta via protocolo TCP IP utilizando a infraestrutura de rede da planta (Ethernet);
A comunicação direta é indicada para medidores com recursos de qualidade de energia ou medidores instalados em pontos estratégicos para a continuidade da produção. Assim a memória de massa dos equipamentos pode ser recuperada pelo PME em caso de falhas de comunicação. - Comunicação indireta via serial Modbus RS-485;
A comunicação direta dos dispositivos Modbus RS-485 com o servidor é inviável devido à distância entre os equipamentos. Recomenda-se a instalação de gateways próximos aos dispositivos para minimizar o comprimento da rede serial.
Os gateways serão responsáveis por converter os dados recebidos via RS-485 para Modbus TCP IP. - Comunicação indireta de dispositivos Wireless
A comunicação de dispositivos wireless da Schneider, como a linha de sensores de energia Powertag, será feita utilizando um gateway como concentrador de dados. Este gateway será responsável por coletar os dados dos dispositivos wireless e disponibilizá-los na rede TCP IP.
Modelos de telas do PME

