O que é?
A falta de qualidade de energia pode ser definida como qualquer desvio que possa ocorrer na magnitude, forma de onda ou frequência da tensão e/ou corrente elétrica, que resulte em falha ou operação indevida de equipamentos elétricos. Esses distúrbios podem se manifestar de diversas formas, conforme a imagem abaixo:

A correção dos problemas de qualidade de energia deve ser tratada com cautela, pois esses problemas podem causar falhas de funcionamento em equipamentos, perdas de produção e riscos à segurança. Por esse motivo, a Prolux adota soluções ativas para a correção dessas falhas. As soluções ativas, ao contrário das passivas, podem se adaptar fielmente à curva de carga do cliente e ao conteúdo harmônico instantâneo.
A Schneider Electric oferece filtros ativos e reguladores de tensão construídos em conformidade com as exigências para ambientes industriais, visando a mitigação de harmônicas e a manutenção da tensão.
Qualidade de Energia no Brasil
A eletrificação de sistemas, a complexidade das redes de distribuição, a diversificação da matriz energética com fontes não-despacháveis e a geração distribuída têm gerado desafios para o fornecimento ininterrupto e de qualidade de energia elétrica para os consumidores. A energia de má qualidade afeta a confiabilidade e a produtividade das instalações consumidoras, aumentando as perdas de produção decorrentes de paradas não planejadas. O custo operacional aumenta também pelas multas aplicadas pelas concessionárias de energia pelo descumprimento dos procedimentos de rede ou de distribuição e com a redução da vida útil dos equipamentos.
No Brasil, a qualidade de energia elétrica é regulamentada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – através do Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição. Esse procedimento estabelece critérios para a qualidade da energia em regime permanente ou em transitórios, resultando em indicadores de desempenho para as distribuidoras de energia, e o limite aceitável de fator de potência (>0,92) para unidades consumidoras conectadas em tensões inferiores a 230kV. Consumidores conectados em tensão superior a 230kV devem seguir as exigências dos Procedimentos de Rede.
Os consumidores conectados à rede básica devem seguir o submódulo 3.6 dos procedimentos de rede, estando em conformidade com a tabela abaixo.
Tensão nominal do ponto de conexão | Faixa de fator de potência |
---|---|
Vn ≥ 345 kV | 0,98 indutivo a 1,0 |
69 kV ≤ Vn < 345 kV | 0,95 indutivo a 1,0 |
Vn < 69 kV | 0,92 indutivo a 0,92 capacitivo |
Ciclo de Medição
A metodologia adotada para a construção de uma solução eficaz e duradoura para o gerenciamento de energia e para a mitigação de problemas de qualidade é o ciclo da medição. Este ciclo é dividido em cinco fases como mostra a figura abaixo.


Monitoramento – o monitoramento é a primeira etapa da metodologia. Nesta etapa são escolhidas quais serão as ferramentas aplicadas para identificação dos problemas mapeados pelo cliente, geralmente adotando-se o software Schneider PME par ao monitoramento do sistema, submedidores Schneider para medições elétricas e integrando dispositivos terceiros como CLP’s, medidores de vazão, pressão, nível, temperatura etc, para realizar leituras precisas do comportamento do sistema.
- Monitoramento – o monitoramento é a primeira etapa da metodologia. Nesta etapa são escolhidas quais serão as ferramentas aplicadas para identificação dos problemas mapeados pelo cliente, geralmente adotando-se o software Schneider PME par ao monitoramento do sistema, submedidores Schneider para medições elétricas e integrando dispositivos terceiros como CLP’s, medidores de vazão, pressão, nível, temperatura etc, para realizar leituras precisas do comportamento do sistema.

Diagnóstico – nesta etapa os dados coletados são avaliados e um diagnóstico do sistema é realizado
- Diagnóstico – nesta etapa os dados coletados são avaliados e um diagnóstico do sistema é realizado

Avaliação – nesta etapa são propostas soluções para os problemas identificados. Essas soluções geralmente são filtros ativos ou DVR’s
- Avaliação – nesta etapa são propostas soluções para os problemas identificados. Essas soluções geralmente são filtros ativos ou DVR’s

Mitigação – nesta etapa a solução proposta é implantada
- Mitigação – nesta etapa a solução proposta é implantada

Verificação – nesta etapa é verificada a eficácia da solução adotada
- Verificação – nesta etapa é verificada a eficiência da solução adotada
Para quem?
A correção dos problemas de qualidade de energia é essencial para todos os segmentos, visando o cumprimento das regulamentações vigentes. No entanto, é indispensável para clientes cujas cargas sejam não-lineares ou sensíveis aos efeitos da má qualidade de energia. Tipicamente, os clientes mais sensíveis aos efeitos da má qualidade de energia são empreendimentos de geração, indústrias altamente automatizadas ou de precisão, ambientes clínico-hospitalares e estabelecimentos comerciais de médio ou grande porte.

Empreendimentos de geração

Indústria altamente automatizada

Ambientes hospitalares

Estabelecimentos comerciais
Benefícios
Os filtros ativos e os reguladores de tensão são equipamentos indispensáveis para clientes que possuem sistemas que podem ser impactados pela má qualidade de energia. A correção deste problema, muitas vezes não percebido pelos usuários, pode gerar benefícios reais para a operação:
- Aumento da produtividade
- Redução do número de paradas não previstas
- Mitigação dos efeitos gerados pelos harmônicos no sistema, como: sobrecarga de transformadores, aquecimento de cabos e barramentos, mau funcionamento de equipamentos sensíveis
- Extinção dos riscos vinculados a soluções passivas, como ressonância e amplificação de harmônicas de ordem mais elevada
- Aumento da vida útil dos ativos
- Extinção das multas aplicadas pelas concessionárias por descumprimento dos procedimentos de rede ou de distribuição
Produtos ofertados no Badge de Power Quality
Qualidade de Energia Elétrica
A Prolux possui soluções para mitigar os problemas de qualidade de energia, municiando o cliente com informações que o ajudarão a otimizar o seu processo e a minimizar os custos extras (com penalizações).
Os principais produtos Schneider que compõem as nossas soluções são os seguintes: