

Os filtros ativos de harmônicas são equipamentos capazes de mitigar problemas relacionados à qualidade de energia, promovendo a redução de custos operacionais e o aumento da vida útil dos equipamentos. Tornaram-se indispensáveis para processos automatizados e dinâmicos, nos quais as correções passivas deixam de ser eficazes.
Eficiência e qualidade energética com Prolux e Schneider Electric
Os filtros ativos são equipamentos baseados em eletrônica de potência que promovem a filtragem ativa de harmônicos. A tecnologia pode ser descrita, de forma simplificada, em dois macroprocessos: identificação de magnitude e fase de cada harmônica; injeção de sinais de mesma magnitude defasados em 180°. Essa injeção de sinais opostos em um mesmo barramento anula os efeitos das harmônicas compensadas.
Ao contrário de um filtro passivo (bancos de capacitores, reatores etc), os filtros ativos são equipamentos adaptativos e escaláveis, ou seja, eles se adaptam às cargas e ao conteúdo harmônico de forma instantânea e podem operar em paralelo caso seja necessário atender potências que superem a capacidade de um equipamento.
A imagem abaixo demostra o esquemático de uma aplicação de filtro ativos em um sistema simplificado de uma barra.

A Prolux possui soluções para mitigar os problemas de qualidade de energia, municiando o cliente com informações que o ajudarão a otimizar o seu processo e a minimizar os custos extras (com penalizações).
Os principais produtos Schneider que compõem as nossas soluções são os seguintes: